André Barcinski é jornalista há 35 anos, cobrindo principalmente música e cinema.
Em 2014, lançou o livro Pavões Misteriosos – 1974-1983: a Explosão da Música Pop no Brasil, um trabalho de três anos de pesquisa e 65 entrevistas, que relatava um período muito rico da música brasileira, quando foram lançados discos históricos de Secos e Molhados, Raul Seixas, Gal Costa, Novos Baianos, Jorge Ben, Belchior, Angela Ro Ro, Ritchie, Guilherme Arantes e muitos outros.
Foi um período de grandes mudanças na música brasileira, marcado por fenômenos como:
- Os “Falsos Gringos”, cantores brasileiros que se faziam passar por intérpretes estrangeiros, como Morris Albert, Mark Davis (Fábio Jr.) e Tony Stevens (Jessé)
- “Artistas inventados” como Gretchen, Sidney Magal e Genghis Khan, criados por produtores espertos
- A explosão da música infantil, com Xuxa, A Turma do Balão Mágico e Trem da AlegriaEm Pavões Misteriosos, o jornalista, biógrafo e roteirista explora também:
– A indústria dos discos de “cover”;
– A história de bandas de estúdio como Os Carbonos e Os Famks (Roupa Nova) que, anonimamente, gravaram incontáveis hits da música brasileira;
– O estouro da dupla Sullivan e Massadas.
O livro logo se tornou uma referência no estudo da música pop brasileira, mas não foi relançado. A edição original só era encontrada por preços exorbitantes, que chegavam a 300 reais.
Agora, o autor relança Pavões Misteriosos em uma luxuosa “Versão Definitiva”.
Além do texto original, a nova versão vem com uma segunda parte, contendo 29 das melhores entrevistas do livro. A lista completa das entrevistas:
HERÓIS ANÔNIMOS DO POP
Edgard Poças
Guto Graça Mello
Helio Costa Manso
Jorge Gambier
Lincoln Olivetti
Mazzola
Os Carbonos
Pena Schmidt
Roberto Livi
Sylvio Passos
PAVÕESAngela Ro Ro
Edy Star
Fafá de Belém
Gerson Conrad (Secos e Molhados)
Leiloca (Frenéticas)
Pepeu Gomes
Robertinho de Recife
Sidney Magal
Sula Miranda
OS POPSArnaldo Brandão
Benito Di Paula
Dudu França
Ednardo
Fagner
João Parahyba (Trio Mocotó)
Odair José
Paulinho (Roupa Nova)
Prini Lorez
Ritchie
PAVÕES MISTERIOSOS – EDIÇÃO DEFINITIVA - FRETE GRÁTIS PARA TERRITÓRIO NACIONAL
André Barcinski é autor, jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música. Escreveu oito livros, incluindo “Barulho” (1992), vencedor do prêmio Jabuti de melhor reportagem. Acaba de entregar um livro sobre o cantor Nelson Ned, que sairá em 2023 pela Cia. das Letras.
É criador e roteirista da série “O Rei da TV” (Star+), sobre Silvio Santos. Dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro” (2019), na Amazon Prime, e escreveu a série dramática “Hit Parade” (2021), no Canal Brasil.
Dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA) e do Prêmio do Público do Festival É Tudo Verdade (São Paulo). O filme foi exibido em cerca de 15 festivais internacionais – Chicago, Melbourne, Seul, Paris, Buenos Aires e Nova York – e em TVs de cerca de 20 países.
Roteirizou a série de TV “Zé do Caixão” (2015), do canal Space, e dirigiu inúmeros programas de TV, como “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, “Eletrogordo” (com João Gordo) e “Nasi Noite Adentro”, do Canal Brasil.
Foi coapresentador do programa de rádio “Garagem”, vencedor do Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 2009.